Quem somos
Ser uma Instituição diferenciada para o Residente com deficiência motora.
Implantar na Região da Grande Lisboa uma Instituição residencial especifica para a pessoa com deficiência motora.
IGUALDADE DE TRATAMENTO – todos os Residentes são tratados sem distinção de género, nacionalidade, credo ou categoria social.
RESPEITO PELA INDIVIDUALIDADE – todos os Residentes são tratados com respeito pela especificidade da sua deficiência.
PROMOÇÃO DE AMBIENTE ACOLHEDOR – criação de ambiente o mais aproximado possível do ambiente familiar.
PROMOÇÃO DE PROJECTOS DE VIDA PARA RESIDENTES – para estímulo da sua integração na sociedade e no mundo do trabalho, tornando-os cada vez mais autónomos.
Como tudo começou
Geoffrey Leonard Cheshire nasceu em 1917 e durante a II Guerra Mundial esteve na Força Aérea, acabando conhecido como herói de guerra. Mais tarde, ele resolveu cuidar de um ex-combatente que sofria de cancro, e assim foi criada a obra que hoje tem o seu nome e ajuda pessoas com deficiência pelo mundo fora.
A Leonard Cheshire Disability chegou a Portugal depois de Leonard Cheshire ter dado uma conferência em Lisboa, que levou à abertura de um lar em Portugal anos depois em Oeiras, com 7 residentes do sexo feminino, passando mais tarde para Carcavelos, já com 12 residentes, e está desde 1985 numas instalações maiores e mais modernas com 32 residentes de ambos os sexos, também em Carcavelos. Em 1964 foi constituída uma associação chamada "Lares da Boa Vontade (Cheshire Homes em Portugal)".
O LBV é uma IPSS com protocolo com a Segurança Social. Além do lar residencial, tem um centro de dia (CAO), onde residentes e utentes externos usufruem de terapia ocupacional. Os nossos residentes são pessoas com deficiência física e motora, geralmente dependentes de cadeiras de rodas, e com recursos financeiros reduzidos, não tendo a maioria o apoio da família, pelo que esta é a sua verdadeira casa, procurando assegurar todas as suas necessidades e ajudando a que sejam o mais autónomos e activos possível.
Os apoios recebidos da Segurança Social não cobrem a totalidade dos custos de funcionamento da instituição. A diferença vem da comparticipação dos residentes, numa percentagem dos seus rendimentos, e também da generosidade de terceiros, os quais têm uma importância fundamental na viabilidade financeira da instituição.
Em 2014, o programa de comemorações dos 50 anos iniciou-se com um jantar de gala no dia 23 de Outubro em Cascais, e visou dar a conhecer à comunidade a obra que realizamos, procurando aumentar o número de associados e também angariar fundos para a realização de obras de remodelação e modernização das instalações.
Na sequência das comemorações, o Lar efectuou o seu rebranding, como novo logótipo, slogan passando a denominar-se Boa Vontade Residência Adaptada. Contudo, continuamos com os mesmos valores e missão de oferecer o melhor para os nossos residentes e associados.
A D. Rosemary e o Sr. Ian Crocker, dos Lares da Boa Vontade, foram condecorados em Londres pela rainha Elizabeth II. Nas fotos, tiradas em Buckingham em 1993, eles mostram as respectivas medalhas.
No dia 29 de Abril de 2015 a instituição Lares da Boa Vontade (Lares Cheshire em Portugal) foi agraciada pelo Presidente da República Prof. Aníbal Cavaco Silva com a condecoração de Membro Honorário da Ordem de Mérito. Foi recebida pelo Presidente da Direção Alasdair Mackintosh no Palácio de Belém, acompanhado pelos outros membros da direção.